Ashura Clan Scanlator

A 7ª Estrela que abalará o Tenkai!

Evite Vírus em 5 Passos

Pessoal, eu sei que a maioria dos que conheço sabe disso, mas muita gente não.

Para evitar pegar vírus enquanto navega na rede tem uns passos bem simples antes até de escolher um bom anti-vírus.

 

Passo 1

Toda vez que tiver um link pare seu mouse sobre ele e olhe pra baixo no seu monitor. Vai aparecer um endereço. Se terminar em exe, swf ou for um endereço muito esquisito não clique a não ser que você saiba do que se trata. Se esse endereço não estiver aparecendo no seu navegador vá em opções, exibir etc (muda pra cada navegador) e mande exibir a barra de status.

Passo 2

Creio que todo site de e-mail tem essa função. Quando receber algum e-mail dizendo que sua conta isso, aconteceu aquilo, olhe essas fotos pare o mouse sobre o nome do remetente e veja o e-mail dele. Normalmente a parte antes do @ vem super normal, mas é depois dele que se deve verificar. Bancos não costumam enviar e-mails para clientes, lojas só enviam e-mails pra quem cadastrou, ou seja se você comprou algo nas lojas americanas, mas não entregou o seu e-mail para eles ou nem tem uma conta no site deles eles não te enviam e-mails. E se caso você tenha uma conta num site verifique se o que vier depois do @ é do domínio da loja. Exemplo você recebe um e-mail alegando ser do Banco do Brasil, o remetente é algumacoisa@bancodobrasil.com.br, mas o site do Banco é http://www.bb.com.br. Aquele e-mail não provêm do banco. Têm alguns que nem são tão elaborados assim. Verifique o remetente antes de abrir qualquer e-mail. E mesmo se o remetente for conhecido, mas você deesconfia de algo não clique em nada até verificar, mande um e-mail de volta para ele perguntando.

Passo 3

Tenha bloqueadores de propaganda. Block site, Ad-Block e derivados evitam que quando você for num site de compartilhamento aquelas trocentas mil propagandas fingindo serem os botões de download apareçam. Mas, ainda melhor, eles evitam que propagandas em flash que podem conter vírus carreguem. Os bloqueadores não são 100% mas ajudam muito. Os três maiores navegadores têm adblockers.

Passo 4

Não use Internet Explorer, sério.

Passo 5

Caso desconfie de alguma coisa estranha com a sua net, como ela estar de repente muito lerda, ou abrindo páginas que não deveriam abrir. Vá no gerenciador de tarefas (eu ainda uso XP, não sei qual o atalho para os mais novos, mas apertando com o direito na barra de tarefas aparece um menu que tem a opção de iniciar o gerenciador) e olhe os processos. Não se preocupe com o fato de não entender nada. Tudo que você precisa é escrever o nome de cada um no google junto com a pergunta o que é?. Exemplo “taskmgr.exe o que é”. Olhe os fóruns que aparecem e as respostas. Olhe tudo, pois as vezes no início diz que é vírus, mas quando você nota a maioria das respostas explica que é uma função do windows. Caso tenha algum vírus ou outro malware leia as respostas do fórum sobre como proceder. Se estiver complicado demais tente passar um anti-vírus, ou chame alguém que saiba lidar com isso. De preferência um profissional se possível.

Você não vai ficar livre dos vírus, mas ao menos não irá de encontro com eles. Sempre tenha um anti-vírus atualizado e sempre que baixar algo passe o anti-vírus mesmo que tenha certeza que está limpo, eu sempre tou verificando meus arquivos mas a gente nunca sabe o que acontece dentro dessa rede maluca, então verifiquem mesmo os arquivos do Ashura Clan e se achar algum malware entrem em contato.

Caso alguém tenha mais alguma dica por favor me diga.

Bom, é só isso. Essa semana ainda eu trago o outro capítulo de Duklyon.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: